Mundo do vinho: mitos e verdades tradicionais sobre a bebida

O vinho é a bebida mais antiga do mundo e, provavelmente, a mais apreciada também. Há registros da produção de vinhos que datam de cerca de oito mil anos.

É natural que, em uma história tão longeva e próspera em sua evolução e aprimoramentos, inúmeros fatos e mitos se propaguem entre as eras e povos. Realmente, muitas das coisas de que se fala por aí acerca dos vinhos são sofismas, mitos com ares de verdade. Outros elementos, porém, se justificam no todo ou em parte. Vejamos algumas destas questões.

Um bom vinho se conhece pelo preço, será?

Em regra, pode-se dizer que a cotação de um vinho caro resulta mais do status que a bebida alcançou com prêmios e comendas do que necessariamente do custo de produção.

É evidente que vinícolas que buscam técnicas e qualidade em seus insumos têm um custo maior, e, naturalmente, uma grande expectativa de produzir um vinho de qualidade. Por outro lado, produtores que conseguiram desenvolver vinhos excelentes, ricos em aromas e sabores, equilibrados e elegantes, mesmo com baixo custo de produção, permitindo que seu preço final seja bastante acessível.

Vinho por dia faz bem para a saúde

É verdade. Inúmeros estudos já realizados por instituições sérias e renomadas reconhecem que o vinho proporciona vários benefícios ao sistema vascular e à função cardíaca, além de contribuir para combater o envelhecimento e a obesidade.

O vinho contém polifenóis, antioxidantes naturais, que ajudam a neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento. Então, essas substâncias ajudam a manter a elasticidade da pele e dos músculos, e auxiliando na circulação sanguínea.

Também, é importante lembrar que moderação é uma palavra-chave quando o assunto é saúde. Então, não é porque o vinho é bom que o exagero está permitido. Uma taça por dia é suficiente para se beneficiar de suas propriedades, e também de seu prazer.

Decantar o vinho é preciosismo

O decanter, uma espécie de jarra de pescoço alongado, é muito útil para se alcançar o potencial de um vinho antes de servi-lo.

Um vinho que esteve guardado expande seus aromas e sabores pelo contato com o oxigênio. Na decantação, o vinho exposto ao ar, pelo menos uma hora antes do serviço, permite que os aromas e sabores do vinho se tornem mais presentes, ao mesmo tempo em que suaviza os taninos. Ademais, na decantação, alguns resíduos que se formaram no vinho durante o período de guarda são separados do líquido, tornando a textura do vinho mais límpida e seu sabor mais evidente.

Quanto mais velho melhor

Infelizmente, a ideia tão disseminada de que todo vinho melhora com o passar do tempo não se aplica a todos os vinhos.

Alguns vinhos devem ser consumidos jovens. Ou seja, seu envelhecimento não irá promover o destaque ou fortalecimento de suas características, podendo, inclusive, prejudicá-las.

Ao escolher um vinho para guardar, é importante observar a indicação de tempo de consumo que o produtor informa no rótulo. Um bom vinho com potencial para guarda, ganha firmeza em seus taninos e expressão em seu frutado. É um presente abrir uma garrafa de um vinho bem amadurecido.

Tem vinho falsificado

Realmente, alguns visam ao lucro sem escrúpulos, envazando uma bebida inferior com aparência similar a um vinho de renome e colocando uma cópia do rótulo para enganar quem busca aquele bom vinho.

Por isso, é importante ter um fornecedor de confiança, que vende produtos de qualidade com procedência e garantia.

Eno Gourmet Premium

A Eno Gourmet Premium é uma empresa especializada em vinhos portugueses e, em sua vocação, tem levado a amigos e clientes tanto a segurança de fornecer vinhos excepcionais diretamente de Portugal, por meio da loja de vinhos online que mantém em seu portal, quanto a cultura do vinho informando e enriquecendo-os por meio dos artigos relevantes e atuais em seu blog. Desfrute deste presente!

O post Mundo do vinho: mitos e verdades tradicionais sobre a bebida apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas