Qual o caminho seguir para me tornar um especialista?

A paixão pelo vinho vem conquistando cada vez mais pessoas. Trata-se de um deleite envolvente e complexo que vai além dos sabores e aromas saboreados no vinho. O prazer envolve conhecimento, requinte, gente bonita e inteligente em torno da enofilia, e a satisfação de descobrir que a apreciação por estes gostos só aumenta à medida que nos envolvemos.

Por isso, algumas questões práticas passam a ser essenciais para desfrutar do prazer de degustar um bom vinho, além de saciar a sede de aprender a fundo sobre a bebida mais apreciada do mundo. A boa notícia é que sempre há algo novo a ser aprendido no mundo dos vinhos. Com este pensamento, a seguir damos algumas dicas que contribuirão para que você se torne um especialista em vinhos.

Aproxime-se de gente com o mesmo gosto

Pense no seu círculo de amizades. Veja quais pessoas você conhece que, como você, já descobriram o mundo sedutor da enofilia e aproxime-se delas.

Se não houver ninguém com esse perfil entre seus amigos, procure conhecer pessoas novas que apreciam bons vinhos. Elas podem ser capazes de contribuir gentilmente para seu desenvolvimento nas práticas que envolvem a degustação de vinhos.

E, se tiver oportunidade, procure acompanhar seus amigos enófilos em encontros destinados à degustação de vinhos de qualidade.

Cursos e eventos

Em grandes cidades, sempre há vários cursos, encontros e confrarias que promovem a degustação de vinhos. Além de casas como wine bars, que estão cada vez mais na moda.

Veja também se há uma adega fina próxima à sua casa que disponha de uma seção de vinhos. Eles sempre têm um sommelier para promover os vinhos em suas prateleiras e costumam ser muito simpáticos e dispostos a conversas bem instrutivas.

Além do mais, esse tipo de loja geralmente promove sessões de degustação para apresentar seus rótulos aos clientes. Participe e aproveite para conhecer tipos de vinhos, uvas, origem e outros aspectos definidores de aromas e sabores. É também uma boa oportunidade de observar algumas práticas que favorecem o desfrute sensorial da degustação.

Mais do que ler a respeito de vinhos e adquirir conhecimento teórico, prove vinhos brancos, tintos, rosés, espumantes e fortificados. Procure descobrir o equilíbrio e a elegância de cada rótulo e identificar o que te agradou mais ou menos em algum dos vinhos que provou.

Leitura especializada

Pesquise livros especializados em enofilia. Com o aumento do interesse das pessoas por vinhos, atualmente há muitos livros belos e ricos em informações importantes sobre os vinhos mais consumidos do mundo. Eles também abordam os tipos de uvas típicas para a vinicultura, a guarda de alguns rótulos e até o tipo de taças adequadas para tomar cada tipo de vinho.

Além dos livros, é possível aprender sobre vinhos através de sites e blogs dedicados ao tema. Alguns são bem generalistas, apresentando vinhos de todos os tipos e de todas as regiões do mundo. Outros, porém, podem ser mais específicos ao se dedicarem a vinhos de uma região ou país.

A Eno Gourmet Premium tem, em seu portal, um blog especializado em vinhos portugueses. Trata-se de uma excelente fonte de informação sobre esses vinhos. Seus artigos versam sobre os tipos de uvas, as categorias de vinhos, as práticas de degustação, a harmonia de cada tipo de vinho com a gastronomia, entre muitos outros temas.

O melhor de todos os vinhos

O site da Eno Gourmet Premium tem uma loja virtual de vinhos. Entre cada uma das categorias, são dezenas de rótulos dos melhores produtores de Portugal. São vinhos para todos os paladares: vinhos brancos ou tintos, secos ou doces, com maior ou menor acidez. Certamente, você encontrará um vinho maravilhoso que agradará ao seu paladar. E, entre tanto aprendizado, você poderá descobrir que o melhor vinho do mundo é aquele que te agrada.

O post Qual o caminho seguir para me tornar um especialista? apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas