A vinha influencia no seu vinho

O vinho é uma bebida complexa, cujo sabor depende de uma ampla gama de variáveis, e uma delas é a idade da vinha. Esse é um assunto sobremaneira interessante, mas nem todos sabem exatamente como funciona.

É praticamente uma tradição dizer que os vinhos velhos são mais saborosos, o que costuma ser verdade, embora não se possa descartar o sabor magnífico que vem de determinados rótulos mais jovens, mas será que isso também se aplica às vinhas?

Vamos aprender mais sobre esse assunto de modo a saber quais são as características das vinhas jovens e das velhas e como isso influencia no sabor da bebida.

Como as vinhas são consideradas?

De modo geral, uma vinha é tida como jovem até os seus 15 anos, o que é um tempo bem longo. A partir dos 40 anos, também sob linhas gerais, embora isso possa acontecer antes, ela passa a ser uma vinha velha. Porém, não existe qualquer tipo de regulação em relação a isso, ou seja, depende de cada produtor explorar ou não essa característica.

Pode-se observar que uma vinha tende a viver muito mais tempo quando se está em sua fase velha, já que pode durar por até 120 anos, embora essa seja uma situação relativamente rara.

Quais as características das vinhas jovens e velhas?

No caso das vinhas jovens, é preciso aguardar pelo menos 2 ou 3 anos, que é o tempo necessário para que ela possa se estabelecer no solo e desenvolver os sistemas de raízes necessários, além de caules fortes. Passado esse tempo, seus frutos podem começar a ser usados para vinhos.

O ideal é aguardar até que a vinha atinja seus 6 anos, que é quando ela já está estável e apresenta frutos equilibrados e de sabor mais concentrado. Porém, isso não quer dizer que ela já atingiu sua maturidade, já que as raízes mudam e evoluem com o passar do tempo, ficando cada vez mais profundas.

Esse é um movimento importante para as vinhas, já que elas conseguem se interligar às redes subterrâneas de água e, assim, ter acesso à quantidade de água necessária para sua subsistência.

Quando as raízes ainda são superficiais, estações de chuvas podem fazer com que a vinha absorva mais água do que o necessário, o que, por sua vez, dilui o sabor dos bagos e, assim, os torna menos intensos. É por isso que se diz que as vinhas velhas apresentam uvas mais saborosas, já que possuem maior controle sobre a água de que precisam. Porém, há exceções: na região da Califórnia, por exemplo, onde é permitida a irrigação, vinhas jovens podem produzir uvas e vinhos fantásticos, já que a água estará presente na quantidade ideal para que os frutos sejam saborosos.

Caso você não tenha compreendido alguns dos termos técnicos, não deixe de conferir o glossário de vinhos produzido pela Eno Gourmet Premium, de modo a saber qual é o significado de todos os termos que você precisa saber sobre o assunto!

Nós da Eno Gourmet Premium desejamos oferecer o que há de melhor no mundo dos vinhos, em especial de rótulos portugueses, desenvolvidos de modo a agradar até mesmo aos paladares mais requintados. Por isso, se você quer comprar vinho online de alta qualidade e com um ótimo custo-benefício, conte com as nossas opções e deguste bebidas deliciosas!

O post A vinha influencia no seu vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas