Carta de vinhos bem elaborada vira estratégia para atrair clientes em hotéis

Com o aumento no interesse das pessoas pelo vinho e sua cultura, e o consequente potencial para o crescimento no consumo, vários restaurantes e hotéis têm investido para incluir bons vinhos em seu serviço como estratégia para atrair e manter clientes.

A carta na manga

De forma geral, é possível descrever o ramo hoteleiro como técnico e profissional. Há uma preocupação constante por parte dos empreendimentos de hotelaria em atrair e manter a fidelidade de seus hóspedes. Por isso, as cabeças pensantes do setor são meticulosamente antenadas em cada nova tendência e prontos a trazer para seus empreendimentos as ações e serviços que podem ajudar a alcançar o objetivo de fidelizar seus hóspedes.

A bola da vez é a enocultura. Mais do que adicionar o vinho aos seus serviços, vários hotéis de renome têm criado oportunidades de negócios baseadas no gosto de seus hóspedes pelo vinho e a cultura que orbita ao seu redor.

Alguns hotéis têm utilizado seu espaço de eventos para sediar encontros de confrarias do vinho, promover degustações bem elaboradas com palestras e orientações de especialistas. Oportunidades que são oferecidas aos hóspedes e também, inteligentemente, abertas ao público interessado no tema.

Com ações sofisticadas ou mais modestas, o que não falta na estratégia desses empreendimentos é uma bela carta de vinhos.

O restaurante do hotel é essencial nessa estratégia. Em muitos bons exemplos, o serviço dispõe de boa fartura de rótulos de qualidade, garçons bem orientados para oferecer aos hóspedes um overview do acervo, e um sommelier para garantir o franco potencial de harmonização da carta de vinhos com a gastronomia exercida pela casa.

A carta de vinhos

O ponto nevrálgico de um bom serviço de vinhos, seja no restaurante de um hotel ou em um bistrô, é uma carta de vinhos rica, bonita e bem elaborada.

Em essência, a carta deve ser bastante didática. Os vinhos devem estar separados por categoria, começando com os tintos, seguidos dos brancos, rosés, espumantes etc. É importante que haja uma clara indicação do país de origem. O preço também deve estar disposto com clareza.

Acerca da escolha dos vinhos para compor a adega, cabe observar alguns princípios.

Vinhos tradicionais: é fundamental ter bons rótulos dos vinhos mais vendidos, como Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Chardonnay, Vinho Verde, Vinho do Porto.

Nacionalidade: certamente, alguns hóspedes costumam pedir o vinho de um determinado país. A adega precisa contar com vinhos de várias nacionalidades, como França, Itália, Portugal, Espanha, Chile, Argentina.

Ainda no critério de nacionalidade, é importante ter em mente se a casa tem uma gastronomia étnica. Ou seja, se a especialidade da casa é a cozinha francesa, é fundamental ter mais vinhos franceses. Se é um restaurante português, a carta precisa prestigiar vinhos portugueses. Se, por outro lado, é um restaurante contemporâneo, com cozinha internacional, vale uma atenção especial às receitas que mais são procuradas pelos hóspedes, para que sempre haja dois ou três rótulos ideais. Inclusive, cabe dizer que esta regra visa facilitar a harmonização dos pratos com vinhos que os valorizem.

Preço: é claro que a carta deve dispor de rótulos premiados e, consequentemente, mais caros. Mas está mais do que provado que há vinhos finos excepcionais e que vendem muito com um preço bastante razoável. Em bom português, é tão bom vender cinco garrafas de um vinho que custe R$100, quanto vender uma que custe R$ 500. Na escolha dos vinhos para a adega, é muito importante ter em mente se determinado vinho justifica seu preço.

Outra preocupação que o sommelier deve ter é a confiança de seu fornecedor, a fim de garantir que o vinho servido aos seus hóspedes tem boa procedência e qualidade.

Na busca por bons vinhos portugueses, você pode contar com a Eno Gourmet Premium, que dispõe de uma vasta carta com dezenas de rótulos de cada categoria. Você pode contar com a praticidade de comprar vinhos online diretamente de Portugal para manter sua adega abastecida.

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