Colheita noturna: aprofunde-se mais nesse assunto

O sabor dos vinhos é delicioso e encanta a muitos. Porém, um detalhe interessante e muitas vezes desconhecido é que pode haver um processo envolvido na produção da bebida que é capaz de influenciar seu sabor e aroma: a colheita noturna.

Colher os cachos de uvas à noite pode acentuar determinadas características da bebida e fazer com que ela se diferencie das demais, inclusive dos vinhos que foram produzidos com as mesmas uvas, mas colhidas no período diurno.

Veja como a noite pode influenciar o vinho e o que isso pode modificar na hora do consumo da bebida.

Como funciona a colheita noturna?

O primeiro passo é relembrar que existem dois métodos de colheita das uvas: o manual, destinado a vinhedos menores, de acesso dificultado e bebidas de produção limitada, e o mecânico, principalmente adotado em vinhedos maiores, já que traz mais praticidade e agilidade ao processo.

Para definir a hora de colher as uvas, é necessário que o enólogo e o viticultor entrem em um consenso. Para tal, é necessário considerar o terroir, a maturação das uvas e a concentração de açúcar dos bagos das uvas. Errar no tempo de colheita pode prejudicar totalmente o processo produtivo dos vinhos.

A colheita noturna pode beneficiar as uvas e, consequentemente, todo o processo produtivo da bebida. Ao proceder com ela, os bagos ficam resfriados, as cascas mantêm sua firmeza, os níveis de açúcar ficam equilibrados, há maior acidez e os sabores da fruta são potencializados.

É possível até mesmo concluir o processo produtivo mais rapidamente, pois assim que as uvas chegam à adega, não é necessário proceder com sua refrigeração mecânica, já que elas estarão na temperatura ideal para a fermentação. Isso evita que as leveduras da uva comecem a fermentar antes do momento ideal.

Até mesmo os trabalhadores ganham com essa decisão, já que a temperatura ambiente é mais fresca e, assim, o cansaço é menor, ao passo que a produtividade aumenta.

Não há restrições para a aplicação da colheita noturna, embora ela seja geralmente destinada às uvas utilizadas para a produção de rosés, vinhos brancos e espumantes. A colheita pode ser manual ou mecânica, embora a segunda seja mais adotada.

Colheita noturna: um método que pode melhorar a qualidade dos vinhos

É claro que proceder com a colheita diurna, mais tradicional, não fará com que os vinhos tenham menos qualidade. Porém, uma das variáveis do processo produtivo é justamente o horário da colheita, o que pode potencializar algumas características importantes da bebida.

Para os produtores de vinhos, vale a pena conversar com enólogos e verificar se a possibilidade da colheita noturna pode ser adotada, o que pode resultar em uma bebida ainda mais deliciosa e com características diferenciadas e específicas.

Caso você não tenha compreendido algum dos termos utilizados, acesse o glossário de vinhos da Eno Gourmet Premium e enriqueça ainda mais os seus conhecimentos sobre esse universo.

A Eno Gourmet Premium é a loja de vinhos ideal para você. Nós reunimos excelentes rótulos de Portugal, oriundos dos melhores produtores do país, de modo que você possa degustar e, assim, compreender por que os rótulos portugueses fazem tanto sucesso no mundo. Aproveite essa oportunidade e tenha em sua casa alguns dos maiores destaques do país europeu!

O post Colheita noturna: aprofunde-se mais nesse assunto apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas