Melhor taça de vinho: compreendendo o cristal

É natural associarmos as taças de cristal a um generoso espumante róseo, transbordante de borbulhas finas, bem gelado em um ambiente alegre e decorado com bom gosto e muito requinte, além, é claro, de pessoas elegantemente vestidas. Mas a taças de cristal valem muito mais que a beleza e o glamour oferecido aos convivas, e é o que vamos explicar.

O cristal tem características únicas que o vidro e outros materiais utilizados para fazer taças não têm. Por isso, taças cristal são ideais para outros tipos de vinho além do tradicional espumante.

O valor do cristal

Claro que se pode tomar vinhos em taças ou copos de vidro. Mas, para a degustação de vinhos, são muitas as vantagens oferecidas pelas taças de cristal quando comparadas suas características àquelas presentes em taças ou copos de vidro.

Nesse sentido, ao se pensar na degustação, lembramos que a prática começa pelo exame visual da coloração do vinho. Portanto, nesse quesito, a análise técnica da bebida em uma taça de cristal será muito mais precisa no momento de observar as cores e seus tons.

A composição química do cristal permite que a luz reflita com maior limpidez, garantindo mais brilho e transparência. Dessa maneira, a limpidez com que a luz atravessa o cristal favorece a análise visual do vinho. A coloração se torna mais perceptível, bem como os diferentes tons, especialmente nos vinhos tintos. Além disso, as lágrimas do vinho, que são filetes do vinho que escorrem pela parede interna da taça, ganham maior visibilidade, tanto pela transparência, quanto pela porosidade do material.

Além de uma melhor transparência, outras características do cristal, como a porosidade do material e a espessura da taça, beneficiam a degustação do vinho.

Embora seja imperceptível para os olhos e até para a sensibilidade de nosso toque, o cristal é mais poroso que o vidro. Essa característica estimula o aumento da aeração do vinho ao ser movimentado na taça, fazendo que os elementos mais voláteis do vinho sejam dissipados. Na prática, isso quer dizer que o vinho se tornará levemente mais suave e seus aromas e sabores se tornarão mais perceptíveis durante a degustação. É por isso, inclusive, que a análise olfativa é feita em dois momentos, antes e depois da aeração. Certamente, depois de aerado, a percepção de suas características aromáticas terão maior destaque.

Outra característica importante está na espessura das taças de cristal. As finas bordas da taça não interferem no momento de verificar a limpidez do vinho, bem como se mostram gentilmente delicadas à boca durante a degustação ajudando na investigação dos sabores.

O melhor para os melhores

É praticamente um consenso que o vinho é considerado a melhor bebida de todas. Se você concorda com essa afirmação, vai concordar também que o vinho merece ser saboreado em uma taça que proporcione a melhor experiência, que o leve ao seu potencial máximo.

Por isso, é imprescindível para quem aprecia bons vinhos buscar novos conhecimentos acerca de elementos que giram em torno do universo da enocultura.

A Eno Gourmet Premium tem um blog absolutamente interessante, com uma profusão de temas atuais e relevantes para enriquecer o conhecimento de todos que amam vinhos. Aproveite também para conhecer a loja de vinhos online, onde você encontrará dezenas de rótulos excelentes, das mais celebradas regiões de Portugal.

O post Melhor taça de vinho: compreendendo o cristal apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas