Veja o que fazer quando a rolha de vinho quebra

Algumas situações comuns de nosso cotidiano podem causar muito embaraço. Uma rolha teimosa, que se parte ao meio na hora em que o anfitrião vai abrir o vinho para servir aos seus convidados, é um revés pelo qual ninguém gostaria de passar.

Como enfrentar esse problema e ainda se manter elegante?

Faz parte…

Diante de uma situação assim, o mais importante é manter calma e não deixar que sua frustração transborde de seu semblante e flua para os seus convivas..

Primeiramente, porque não se trata uma situação tão incomum e não há razão para se sentir envergonhado. Uma rolha que foi fabricada com alguns milímetros a mais do que deveria em sua circunferência pode representar um desafio na hora de ser retirada do pescoço da garrafa e partir-se facilmente.

Outra razão que normalmente pode ocasionar esse tipo de situação é o ressecamento da rolha. Uma garrafa guardada por muito tempo deve ser posicionada na horizontal para que o vinho, em contato com a rolha, a mantenha úmida. Essa medida pode evitar o ressecamento e a consequente porosidade da rolha.

Resolvendo o problema

Dependendo de como a rolha for fragmentada, serão necessárias diferentes medidas.

Se a rolha partiu ao meio, restando um pedaço grande no meio do caminho entre o pescoço e o gargalo da garrafa, retire o pedaço da rolha que saiu no abridor e procure inserir o saca-rolha novamente, com delicadeza, no pedaço da rolha restante. Depois, é só tentar tirar com todo o cuidado para evitar que a rolha se parta e caia dentro da garrafa.

Caso você tenha um saca-rolhas de pinça, a tarefa pode ser mais simples, apesar de não menos delicada. Uma medida que pode ajudar é aquecer o pescoço da garrafa com um pano quente, o que irá provocar uma leve expansão da superfície do vidro e, consequentemente, liberar a pressão sobre o pedaço da rolha.

Se o pedaço da rolha estiver muito distante do gargalo, ou se a rolha estiver muito ressecada, a melhor alternativa pode ser retirar pequenos fragmentos que se soltaram no processo (que estejam sobre a rolha) e, depois, empurrar a rolha para dentro da garrafa. Com o pedaço da rolha dentro da garrafa, o vinho deve ser colocado em um decanter para verificar a presença de resíduos de cortiça. Encontrar pedaços de cortiça no vinho é bastante desagradável, portanto não queremos que isso aconteça.

Veja, porém, que, se a rolha se fragmentou e há pedaços de cortiça no vinho, de nada adianta decantar. A cortiça é leve e não será levada para o fundo do decanter como os resíduos do próprio vinho.

No caso de haver fragmentos de cortiça no vinho, será necessário coá-lo, e, para o processo, é recomendado o coador próprio para vinhos, facilmente encontrado em lojas especializadas. Uma solução mais doméstica é a utilização de um bom e velho filtro de papel, do tipo que se usa para fazer café.

Blog Eno Gourmet Premium

A elegância e a precisão com que se lida com o problema é mais importante que a crise em si. E a vida segue sem maiores atenções em relação ao pequeno percalço.

A Eno Gourmet Premium mantém em seu portal um blog com materiais de enorme relevância e sempre atualizadas para quem gosta de vinho e procura enriquecer seu conhecimento sobre o universo da enofilia. Navegue. Explore. Desfrute. E ainda aproveite para conhecer a carta de vinhos da Eno Gourmet Premium. São dezenas de rótulos dos melhores produtores portugueses que você pode comprar online e receber na sua casa com garantia de qualidade e procedência.

O post Veja o que fazer quando a rolha de vinho quebra apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas