Diferenciando os dois vinhos mais famosos do mundo: Tinto e Branco

Entre os vinhos feitos de uvas, há várias categorias. Tintos, brancos, rosés, espumantes ou fortificados. Dessas categorias, as mais conhecidas e distinguíveis são os vinhos brancos e vinhos tintos.

É natural perceber as distinções visuais entre eles, mas há outras características que os diferem, além da nítida diferença na coloração.

A diferença na coloração

Para começar, é importante dizer que a ideia de que vinhos tintos se faz com uvas vermelhas e vinho branco com uvas verdes não é totalmente verdade.

Um vinho branco pode ser feito a partir de uma uva tinta. O que vai determinar a coloração do vinho é o processo de produção.

Na produção do vinho tinto, as cascas, engaços e sementes não são descartados. Já na pisa das uvas, uma pequena parte da pigmentação da casca é transferida para o mosto, mas é durante a etapa de maceração que acontece a coloração do vinho tinto. Ou seja, após as uvas serem pisadas, as partes sólidas das uvas são mantidas imersas no mosto, dentro do lagar, por um período que pode variar entre 10 e 30 dias.

O vinho branco, por sua vez, é feito a partir de uvas brancas na maioria das vezes, e o seu mosto é separado dos resíduos sólidos da uva quase que imediatamente após a pisa, e levado para um tanque para a fermentação. O maior ou menor tempo de maceração do vinho branco também vai implicar uma variação em seus tons, resultando em vinhos mais cristalinos, ou citrinos, ou amarelados, ou mesmo, levemente róseos, dependendo das uvas que foram utilizadas.

Vinho branco também tem taninos

Ao compreender as diferenças no processo de produção dos vinhos, fica fácil entender que o vinho tinto tem muitas outras características que o diferem do vinho branco, além de sua cor.

O vinho tinto, em razão do longo período de contato com as cascas, sementes e engaços das uvas, adquire pigmentação, açúcares e sabores da fruta, além dos taninos, que são uma das marcas mais distintivas dos vinhos tintos.

As uvas são, em suas partes sólidas, ricas em polifenóis, importantes antioxidantes que são abundantemente transferidos para o vinho durante a maceração.

O vinho branco também traz uma dose de taninos, que é maior se as uvas foram pisadas com as sementes e engaços, e maior ainda se tiver passado por um período de maceração.

Outra fonte de taninos é o barril de carvalho onde muitos vinhos tintos são colocados para fermentar. Embora seja mais raro, o enólogo pode colocar o vinho branco também em barris de carvalho, tornando-os mais tânicos, onde também receberão um tom amadeirado.

Maturidade

Outra grande diferença entre os vinhos tintos e os vinhos brancos está na forma como amadurecem.

De forma geral, sempre se espera que o vinho tinto seja mais encorpado, mais tânico, rico em aromas e com sabores macios. E, de igual modo, se espera de um vinho branco a suavidade no sabor e nos aromas e um frescor regido por sua acidez equilibrada.

Mais uma vez falando de forma generalizada, o vinho tinto fortalece suas características durante o tempo de amadurecimento, seja por um tempo maior no carvalho, ou nos anos de guarda após engarrafado. Assim, a maioria dos vinhos brancos são orientados para consumo após seu envase, aproveitando suas características da fruta e de acidez.

Desta forma, o tempo do vinho tinto para chegar à maturidade, quando suas características mais preciosas estarão no auge, é diferente em relação ao vinho branco.

Tintos e Brancos

Um bom vinho é uma delícia memorável. Tintos e Brancos têm seus momentos e têm seus valores.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa especializada em vinhos portugueses, e Portugal produz excelentes vinhos tintos e brancos. Explore o blog do portal e fique em dia com tudo que envolve a escolha de bons vinhos. Aproveite, também, para comprar online vinhos tintos e brancos entre as dezenas de rótulos na loja virtual da Eno Gourmet Premium.

O post Diferenciando os dois vinhos mais famosos do mundo: Tinto e Branco apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas