Doce harmonização: vinho e chocolate

A harmonização dos vinhos é um dos detalhes mais legais sobre essa bebida tão rica e interessante, a qual movimenta o interesse de pessoas espalhadas por todo o mundo.

Geralmente, quando se fala sobre harmonização de vinhos, é comum pensar em pratos salgados. Contudo, há também a possibilidade de pensar em doces, os quais podem ficar ainda mais saborosos, como é o caso do chocolate. A combinação é clássica, mas não deixa de trazer algumas dúvidas.

Vamos aprender mais sobre a harmonização dos vinhos com o chocolate, que pode trazer momentos deliciosos e memoráveis para a sua vida.

Dicas de harmonização de chocolate com vinho

Ao colocá-las em prática, você verá como o resultado pode ser ainda mais delicioso!

Vinhos licorosos são interessantes

Esse é um tipo de vinho peculiar e especial, o qual recebe álcool vínico durante sua produção, de modo que o teor alcoólico seja maior. Além disso, a fermentação é interrompida e a bebida mantém o açúcar natural da fruta.

O resultado é uma bebida que parece mais pesada, o que combina bem com o sabor do chocolate. Porém, vale a pena tomar cuidado com os níveis alcoólicos elevados.

Chocolates amargos possuem harmonização mais simples

O chocolate é um doce de sabor forte, com elevado teor de açúcar e gordura, o que pode complicar a percepção dos demais sabores. Por isso, é recomendável optar por uma variante mais amarga, que tenha de 50% a 70% de cacau, com menos açúcar e gordura.

A preferência deve ser por vinhos encorpados, complexos, aromáticos e com alto teor de açúcar residual, de modo a completar a ausência de açúcar do chocolate. Os tintos de sobremesa são uma boa pedida.

Chocolates brancos combinam com espumante moscatel

É um pouco mais difícil encontrar harmonizações de vinhos com chocolates brancos, mas é possível recorrer aos espumantes moscatel. Sendo essa variedade mais doce e ácida, torna-se o acompanhamento ideal para suavizar o sabor do chocolate.

Um detalhe relativamente técnico, mas que pode resultar em uma harmonização bem interessante, é optar por uma bebida que tenha passado pelo processo de fermentação malolática, que transforma o ácido málico em lático através do acréscimo de bactérias específicas.

Com isso, a bebida fica um pouco menos ácida e passa a ter notas amanteigadas, que combinam muito bem com o chocolate branco.

Dê atenção aos elementos adicionais do chocolate

Sabe aqueles doces que trazem pedaços crocantes ou outros sabores, como nozes, avelãs, amêndoas, frutas, caramelo, sal e afins? Pois bem, pode parecer que a escolha do vinho ideal para a harmonização seja ainda mais difícil, o que, felizmente, não é verdade.

Nesses casos, preste atenção no sabor que se destaca e, a partir disso, escolha opções que apresentem uma boa harmonização com aquele elemento. A tendência é que a combinação apresente um resultado bastante agradável.

Harmonize vinho e chocolate com excelência!

Ao considerar esses detalhes, você perceberá que a harmonização não é tão complicada. Essa descoberta deliciosa te permitirá passar por experiências gastronômicas singulares e, assim, aproveitar ainda mais as notas e sabores do doce e da bebida.

Se você quer adquirir ótimos rótulos, conte com a Eno Gourmet Premium. Nós somos uma loja de vinhos que trabalha com bebidas portuguesas. Você pode encontrar opções capazes de agradar os mais variados gostos e preferências. Clique aqui para acessar o nosso blog e conferir conteúdos interessantes sobre a bebida!

O post Doce harmonização: vinho e chocolate apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas