Entenda qual é a importância do pH no vinho

Um ponto muito interessante no que tange aos vinhos é a grande quantidade de detalhes e informações que estão presentes em seus processos produtivos e na degustação. Isso faz com que ele se destaque perante a outros tipos de bebida.

Há um detalhe nem sempre comentado, mas que possui uma importância muito grande, que é o nível de pH da bebida. A unidade de medição é conhecida para determinar a acidez de líquidos e substâncias, o que também se aplica aos vinhos e pode fazer diferença em suas características.

Vamos aprender qual é a influência do pH nos vinhos e qual é a medida considerada ideal para que a bebida tenha o melhor sabor possível.

O que o pH tem a ver com os vinhos?

Sua variação tem uma série de influências na bebida, tais como em sua cor, aroma, paladar e até mesmo na longevidade. Para saber como isso acontece, é importante entender melhor o que o elemento significa.

A definição de pH é “pouvoir hydrogène”, definição francesa que significa o poder do hidrogênio e foi concebida por Soreson, um bioquímico dinamarquês. O intuito é o de medir o quão ácida ou básica é uma solução, tendo como base uma escala que vai de 0 (muito ácido) a 14 (muito alcalino). O pH 7, perfeitamente equilibrado, é correspondente à água pura destilada.

O vinho é uma bebida ácida, com pH que costuma variar de 2,8 a 4,0. A variação pode parecer pequena, mas seu impacto para as características da bebida é bem intenso.

Mesmo os mais experientes podem ter dificuldades em definir os níveis de pH no vinho. Apesar disso, algumas características podem ajudar a entender qual é a acidez de determinado vinho mesmo sem a utilização de um acessório específico para tal.

Geralmente, os tintos de pH muito baixo possuem uma cor roxa brilhante, ao passo que sombras na cor azul começam a aparecer à medida que os níveis de pH aumentam. Já quando ele está mais elevado, é possível notar reflexos marrons.

O aroma também muda com o pH: quando seu nível é baixo em um Cabernet Sauvignon, por exemplo, as notas são joviais e de frutas vermelhas frescas, ao passo que o pH mais elevado traz notas de chocolate e frutas negras.

As alterações no sabor também se fazem presentes. No pH alto, o sabor tende a ser embotado, áspero e fraco, enquanto o pH menor faz com que o sabor da bebida seja mais azedo.

Até mesmo o envelhecimento dos vinhos é alterado. Quando o pH é alto, sua longevidade tende a ser menor, enquanto vinhos de pH baixo costumam durar por mais tempo e manter suas características conservadas.

Esse é mais um dos tantos detalhes e variantes que existem no universo do vinho e fazem com que ele seja uma bebida especial, que atrai o interesse de pessoas em todo o mundo por seu sabor, aroma e outras características tão interessantes e únicas.

Nós, da Eno Gourmet Premium, buscamos trazer o que há de melhor aos clientes que desejam comprar vinho online e experimentar deliciosos rótulos portugueses, que estão entre os produtores mais renomados do mundo. Clique aqui para acessar o nosso blog e conferir outros conteúdos interessantes para os apaixonados por vinhos!

O post Entenda qual é a importância do pH no vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas