Harmonização: pão e vinho

Pão e vinho estão entre os alimentos mais antigos da humanidade. Do início da civilização, passando pela Idade Antiga, pela cena bíblica da Santa Ceia, pelos reinos medievais e ainda hoje o pão é um dos alimentos mais consumidos do mundo e o vinho, a bebida mais presente em todas as culturas.

Assim, é natural observarmos que há uma grande afinidade entre o pão e o vinho que supera as eras e as distâncias. Na busca dessa harmonia tão antiga, vejamos quais tipos de vinhos são ideais para cada tipo de pão.

O princípio do sabor

Talvez, nossa visão moderna do pão como base para o café da manhã, como acompanhamento para algum antepasto, e não como alimento principal, nos atrapalhe um pouco a associar o consumo de uma baguete com uma taça de vinho.

Por outro lado, colocando esse preconceito à parte, o conceito básico para harmonizar um tipo de pão com um vinho deve seguir o mesmo princípio de outros alimentos, ou seja, o equilíbrio de seus sabores.

Em outras palavras, o encontro entre o pão e o vinho devem proporcionar uma combinação. O sabor do vinho não deve sobrepor o sabor do pão e nem desaparecer diante dele, e vice-versa.

Na prática, pães com sabores destacados exigem vinhos mais encorpados, e pães de sabor delicado devem ser harmonizados com vinhos mais leves e discretos.

Algumas harmonizações

Tomando por base o princípio da harmonização dos sabores, vale lembrar que, exceções à parte, o sabor, na maioria dos pães, depende de outros ingredientes que foram adicionados à massa ou colocados no meio do pão ou sobre ele. Nesse sentido, o sabor a ser observado para a escolha do vinho vai além do sabor do pão em si. Assim, vejamos:

  • Pães leves, como o brioche, um toast de pão americano ou o pão francês, esses in natura, ou ainda acompanhados com um patê leve ou cream cheese, ou recheados com queijo branco, peito de frango ou peito de peru, podem ser harmonizados com vinhos tintos de mesa, jovens e de baixo teor alcoólico. Também, podem ser servidos com um vinho branco leve e frutado, como o Sauvignon Blanc ou Chardonnay.
  • Pães de massa média, como a ciabatta ou a baguette, in natura ou recheados com salmão defumado, presunto ou mortadela Parma, queijos de sabor destacado como o Rochefort, o Brie ou queijos semiduros, ou, ainda, se o pão for servido como uma deliciosa bruschetta, o ideal é harmonizar com vinhos encorpados, como o Cabernet Sauvignon, Tempranillo ou Malbec.
  • Pães de massa mais densa, como pães de queijo, pães integrais e de grãos duros, e foccacias, in natura, podem ser acompanhados por um bom rosé ou um jovem branco demi-sec.
  • Pães doces, panetones e colombas de frutas podem ser acompanhadas com espumantes, como o Moscatel. E pães recheados com geleias de frutas, doces e compotas, como os donuts, ou recheados com gotas de chocolate, podem ser acompanhados com uma boa taça de Vinho do Porto.

Um vinho para cada pão

Portugal produz uma variedade imensa de vinhos de todas as categorias, capaz de oferecer o vinho ideal para cada situação.

A Eno Gourmet Premium é uma empresa especializada em vinhos portugueses e você pode escolher o vinho ideal para acompanhar seus pães prediletos por meio da nossa loja de vinhos. Ao adquirir vinhos na Eno Gourmet Premium, você tem a certeza de receber vinhos de qualidade e de boa procedência.

O post Harmonização: pão e vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas