Um inverno criativo: veja como harmonizar fondue com vinho

Com a despedida do verão, as noites são mais amenas e agradáveis, fazendo-nos lembrar de que em breve teremos o friozinho do inverno.

E como tudo na vida, o inverno tem seus aspectos positivos. É melhor para trabalhar, é melhor para dormir, e, claro, é muito bom comer em dias mais frios.

Logo, lembramos de coisas gostosas, como uma deliciosa fondue em uma companhia muito especial. Pode ser de carne, de queijos, ou mesmo uma calórica sobremesa de frutas da estação com aquela calda aveludada de chocolate.

E o melhor de tudo: acompanhado com um vinho excelente.

Fondue de carne

A fondue de carne é sempre uma boa opção para noites frias. Especialmente para uma ocasião mais romântica. É uma iguaria saborosa, sofisticada, nutritiva e leve.

Outra qualidade da fondue de carne é a facilidade com que se harmoniza com diversos vinhos. Naturalmente, tendo em vista as possíveis variações de cortes e tipos de carnes.

Uma fondue de carnes vermelhas de corte magro, como o Filé Mignon ou o Patinho, são harmonizados muito bem com vinhos tintos de corpo médio, como vinhos do tipo Chianti ou Pinot Noir.

Uma excelente sugestão para acompanhar sua fondue é o DOC Douro Tinto 2012, produzido pela Quinta dos Castelares. Um vinho de aroma suave de frutos maduros, com boa complexidade e elegância, marcada por seus taninos finos e bom volume de boca.

Se a escolha, no entanto, for por carnes com alguma gordura, como a Alcatra ou o Entrecôte (Contra-filé) que tem uma fina capa de gordura, o ideal é escolher um vinho com taninos mais pronunciados, como vinhos de castas como Cabernet Sauvignon, Carménère ou Malbec, que ajudam a equilibrar os sabores.

O Granjal Douro Grande Reserva é uma opção excepcional para harmonizar sua fondue. Seu elegante tom rubi escuro e aroma frutado intenso, com notas de coco, baunilha e chocolate dão um quê de sensualidade, que combina com sua estrutura encorpada, taninos firmes e final de boca alongado, resultando em um conjunto elegante e harmonioso.

Fondue de queijos

A fondue de queijos é uma diva entre os pratos de inverno.

Naturalmente, deve-se fazer opção por queijos distintos daqueles fundidos para o molho. Escolha queijos semiduros como o Grana Padano, um Provolone maduro, ou alguma variação de queijo de cura, como o da Serra da Canastra.

Para harmonizar com a mistura dos queijos, busque vinhos com acidez média, como os brancos Chadornnay ou Sauvignon Blánc, ou um bom Rosé.

Entre os brancos, vale a dica do Vinho Branco Trajadura da Quinta da Lixa, um vinho jovem de cor citrina e grande frescor, equilibrado e elegante, com notas frutadas e acidez perfeita.

E para quem prefere o Rosé, ou se a ocasião for cheia de romance, o Douro DOC Vila Real Rosé é a opção certa. Um vinho bonito, de aroma intenso de frutas vermelhas e de acidez equilibrada.

Fondue de chocolate

Esse campo requer certos cuidados. Se o resultado da fusão dos chocolates for mais doce e a maioria das frutas tiver baixa acidez opte por espumante demi-sec. Mas, quase uma regra, para acompanhar sobremesas, o Vinho do Porto Ruby é sempre uma boa sugestão.

Vinhos portugueses

Portugal proporciona ao mundo uma grande variedade de vinhos para todas as ocasiões para agradar a todos os paladares.

A Eno Gourmet Premium dispõe de uma rica carta de vinhos em seu portal, onde você pode escolher e comprar online o melhor vinho para acompanhar sua próxima fondue. Desfrute!

O post Um inverno criativo: veja como harmonizar fondue com vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas