Veja qual é a importância do açúcar no vinho

O açúcar é um alimento essencial para a gastronomia, encontrado em uma série de alimentos e bebidas. Um detalhe que muitos admiradores do vinho não conhecem, até mesmo os mais assíduos, é que ele também está presente nos vinhos.

Para que uma reação química importante para a produção dos vinhos seja realizada, é fundamental que o açúcar esteja presente. Caso contrário, o processo pode ter que ser interrompido, o que é prejudicial para a obtenção de um bom resultado.

Vamos entender melhor qual é essa importância e porque o açúcar precisa estar presente para a produção dessa bebida tão querida.

Por que o açúcar deve estar presente no vinho?

Porque é fundamental para a fermentação, processo que faz com que a bebida passe a ter teor alcoólico.

O sumo das uvas, também conhecido como mosto, é o elemento necessário para a obtenção do vinho através de sua fermentação alcoólica, processo em que o açúcar presente em sua composição é utilizado como alimento pelas leveduras, assim como aquelas utilizadas para a preparação de pães.

Esse é um processo realizado em condições controladas, que permitem a produção do álcool através da fermentação do açúcar do mosto. Quanto maior for a concentração de açúcar, maiores serão os níveis de álcool da bebida.

O processo, porém, não se mantém de maneira indeterminada, apenas enquanto os níveis de álcool forem adequados para a manutenção das leveduras, que morrem quando há uma alta concentração etílica na fórmula.

Quando isso acontece e ainda sobrou açúcar do mosto, então ele permanece no vinho e passa a receber o nome de açúcar residual, justamente por ter sobrado como resíduo do processo de fermentação.

Isso faz com que a bebida adquira um sabor mais adocicado, e como o vinho é regulado por padrões mundiais e nacionais, ele passa a ser classificado de maneira diferente. Dentre as categorias, temos as seguintes: seco, meio seco, meio doce e doce.

O Regulamento (UE) nº 753/2002 determina que a classificação dos vinhos deve obedecer a critérios da seguinte maneira, de acordo com quantos gramas de açúcar estão presentes por litro na bebida:

  • Seco: até 4 g/l
  • Meio seco: até 12 g/l
  • Meio doce: até 45 g/l
  • Doce: mais de 45 g/l

Quando o nível de açúcar é equilibrado com uma acidez controlada, é possível considerar um vinho como seco quando ele tem até 9 g/l. Já com até 18 g/l de açúcar, é possível considerá-lo meio seco, uma vez que o sabor adocicado fica menos acentuado.

Outra característica que também merece ser comentada é o fato de que os vinhos mais doces são mais calóricos. A cada grama de açúcar, são aproximadamente 4 kcal ingeridas.

Não há como afirmar que existe uma classificação ideal para os níveis de doçura dos vinhos, já que esse é um detalhe que depende dos gostos e preferências de cada pessoa. Os vinhos de sobremesa, por exemplo, são mais conhecidos por serem doces.

Se você quer comprar vinho online em Portugal, conte com a Eno Gourmet Premium. Nós buscamos trazer o que há de melhor em relação ao país luso, de modo que nossos clientes possam degustar o sabor desses vinhos de qualidade reconhecida. Clique aqui para acessar o nosso blog e aprender ainda mais sobre o universo dessa bebida deliciosa.

O post Veja qual é a importância do açúcar no vinho apareceu primeiro em Eno Gourmet Premium.

Comentários

Postagens mais visitadas